Bem vindo, hoje é

CONHEÇA O E-COMMERCE VÍRTUA

HTPC ou Mediaplayer, uma decisão difícil



Amigos, não encontrei no forum um tópico especificamente sobre as comparações e relatos de usuários das duas tecnologias e por isso dou início a este tópico.
Você, que já teve experiência com ambas tecnologias, conte aqui para ajudar aos indecisos na decisão entre qual das alternativas pode ser utilizada.


Iniciando, como muitos, eu estou em uma grande dúvida entre qual das tecnologias adotar como única, pois me incomoda o fato de ter que usar ambas. Prefiro mesmo usar apenas uma das alternativas, mas atualmente estou experimentando ambas, pois, na minha visão, tanto o htpc quanto o mediaplayer têm grandes vantagens e desvantagens.
Apesar de curtir muito áudio e vídeo, há mais de 30 anos, minha experiência com o mundo HT não é grande, iniciei há cerca de 1 ano e meio atrás mas como utilizo diariamente e visito este e outros foruns também quase todos os dias, ganhei um conhecimento bastante rápido.
Por um ano ou um pouco mais, utilizei apenas um mediaplayer, mas especificamente o WDTV Live e considero ele um ótimo custo benefício, sobre o qual escrevi bastante nos tópicos, mas como já o vendi e não o utilizo mais, não vou comentar sobre ele aqui.
Atualmente utilizo o mediaplayer Dune HD Smart D1 e também um laptop como htpc e o xbmc como interface de mediacenter.
O Dune D1 é um mediaplayer dedicado do fabricante HDI, muito bem construído, com cara de equipamento high-end e qualidade de áudio e vídeo espetaculares, porém, utiliza uma interface bastante pobre, feia e não é um produto feito para usuários leigos, pois é um tanto complexo a sua configuração no geral, mas nada que não se aprenda com o tempo e leitura nos foruns.
Na minha visão, sobre o Dune D1:
- prós :
design moderno
material e acabamento de primeira
visor de lcd com diversas informações
botão power
4 portas USB
case para HD interno
leitor de cartões
suporte a áudios HD
qualidade de vídeo e imagem
qualidade de áudio
suporte a programas externos de mediacenter
comodidade de uso
- contras :
preço
interface pobre e feia
personalização muito limitada
configuração complexa
falta de manual detalhado de instruções
O Dune, além de qualidade superior como produto, tem suporte a programas externos como yaDIS e Zappiti, que exportam para o mediaplayer, os moviesheets por eles criados.
É uma pena que não processem também audiosheets, mas há promessas de que o Zappiti terá suporte ao recurso e hoje já existe como alternativa o programa Musicnizer, que parece fazer o que promete, mas é um programa pago.
No Dune, espetei um pendrive Sandisk de 4gb na USB interna e dois HD's externos de 1.5 tb da Western Digital nas USB's traseiras e também espetei um cartão SD de 8 gb para aumentar a memória flash e deixar o player mais esperto para processamentos. Optei por não usar HD interno para evitar aquecimento do player, que não tem cooler, e não deve mesmo, pois nada a ver assistir um filme com barulho de ventilador.
Com relação a um htpc, a principal, e não única vantagem dele sobre um mediaplayer é justamente a customização quase inesgotável de recursos.
A interface é fantástica. O XBMC é anos luz melhor em todos os sentidos do que qualquer interface presente em mediaplayers.
- prós :
personalização
interface
addons e scripts
moviesheets
audiosheets
- contras :
necessário hardware atualizado
qualidade de vídeo, imagem e áudio
praticidade de uso
Eu transformei o meu laptop novo, que tinha pouquíssimo uso, em um htpc. Ele é um Acer Aspire com Intel I3, 4 gb de memória, 320 de HD, Win7 64 bits Home Premium, tela 1360*768, placas de vídeo e áudio xing-ling e saída HDMI, um recurso necessário para um htpc que é melhor se ligado direto no receiver. A performance é boa, não trava nos vídeos ou músicas, mas a limitação das placas onboard é um problema. senão não usaria um mediaplayer jamais.




















mais de uma dezena de modos de visualização dos Filmes está disponível,
inclusive em português


idem para Seriados, com imagens e informações de Temporadas e Episódios

O XBMC é ótimo mas não perfeito. Falta ao mesmo um scraper para Shows/Concertos, pois ele até o tem, mas é péssimo, nada encontra e ainda bagunça toda a coleção, trazendo pôsteres/fanarts e capas/covers absolutamente equivocados, isto é, traz muito lixo, dados e informações erradas, ou seja, não presta.

o xbmc é muito eficiente para audiosheets,






































...traz da web para sua interface a biografia do artista, muitas imagens,


... e também exibe a letra da música no estilo karaokê. O melhor recurso na minha visão
Estou certo de que a melhor alternativa para o entretenimento e tratamento de nossa mídia digital, infelizmente ainda não existe. Na minha opinião o ideal é um mediaplayer dedicado com suporte a áudios HD e suporte ao XBMC.
Eu não usaria um htpc no rack da sala, montado em um gabinete de desktop, pois é barulhento e enfeia muito o ambiente, mas há quem goste.
O meu laptop (leia-se htpc) fica permanentemente com a tampa fechada em uma prateleira do rack, como se fosse um blu-player e utilizo controle remoto para ligar o mesmo e teclado wireless com touch, o que o deixa quase imperceptível no ambiente. O bom é que tenho navegação web total na tv, o que propicia conforto.
O que mais gosto e o que detesto no htpc e no mediaplayer:
Gosto no htpc:
interface
addons e recursos mil
moviesheets para filmes e series
audiosheets
letras na reprodução das músicas
Detesto no htpc:
qualidade de áudio e vídeo (comparados ao mediaplayer)
Se fosse atribuir notas, eu daria 9 para htpc e 7 para o mediaplayer e hoje, com a experiência que adquiri, eu investiria apenas em um htpc de verdade, salientando que em questão de custo o htpc é muito mais caro.
E você, conte também suas experiências, quais produtos você utiliza, o que vê de melhor e pior neles e o que percebe de carência e gostaria que tivesse de recursos que eles não têm.
Relate ainda quais equipamentos (marcas, modelos, configurações etc) você utiliza, porque os prefere, se pretende substituí-los no futuro próximo, como os distribui no ambiente de home theater e se achar que deve, até os valores investidos.
Eu teria apreciado muito se pudesse ter encontrado detalhes e relatos de usuários, antes da compra, pois o melhor review sobre os equipamentos não é aquele escrito por Cnet's da vida, que muitos vezes postam com parcialidade ou interesse comercial, mas sim pelos proprietários dos produtos.
Seu depoimento certamente ajudará aos amigos em tomar uma decisão mais próxima da acertada, pois é comum ver no forum muitos pedindo auxílio em qual devem investir entre um htpc e um mediaplayer dedicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...