Bem vindo, hoje é

CONHEÇA O E-COMMERCE VÍRTUA

Skydrive. Guarde seus arquivos na nuvem


Capturar
Poucas pessoas utilizam os chamados servidores de arquivos disponíveis na internet, possivelmente por desconfiança quanto a segurança e a privacidade dos dados ou ainda por pensarem ser algo complexo.
Eu usava há muito tempo o Megaupload para compartilhar arquivos e hoje uso o 4shared para a função, porém, este post mostra como é possível guardar os arquivos pessoais, documentos de texto, planilhas, músicas, vídeos e fotos, com a possibilidade de partilhar publicamente os arquivos, indicar o endereço de um único arquivo para uma pessoa ou restringir o acesso público e usar o servidor de arquivos como mero backup de arquivos pessoais, sem acesso de terceiros.
A Microsoft disponibiliza a todos os usuários cadastrados nos serviços do Live, (se você usa o hotmail, já tem o serviço à sua disposição), um total de 25 gigabytes de espaço, para o armazenamento de dados. Isso é bastante e ajuda muito.
A ideia de poder ter os arquivos na nuvem, podendo acessá-los de qualquer lugar do planeta, é algo bem interessante e deveria ser usado por todos.
Imagine poder deixar uma cópia de seus arquivos em pastas na nuvem e poder recuperá-los em caso de algum acidente com a máquina, como infestação por virus, formatação forçada do sistema etc. Somente quem já teve a experiência de perder tudo que havia no disco do pc sabe o arrependimento de não ter cópias. E muitos usuários de informática, mesmo os com mais conhecimento técnico estão sujeitos a esse tipo de transtorno.
Então, saiba que o serviço é seguro sim, simples de usar e gratuito, portanto, qual a razão para não usá-lo? Se você tem uma razão, não vale continuar lendo, mas se quer tomar uma atitude e o serviço lhe parece útil, siga lendo o post.
O serviço Skydrive é um servidor de arquivos de quaisquer formato e gênero; fotos, músicas, vídeos, documentos de texto, planilhas, tudo pode ser guardado na internet, em uma conta privada sua e organizado por pastas, exatamente como podemos fazer no disco do computador.
O conteúdo das pastas e arquivos pode ser acessado apenas pelo proprietário da conta, mediante login no Microsoft Live, ser partilhado com amigos específicos mediante envio de um link do endereço de um determinado arquivo ou mesmo ser disponibilizado publicamente. Mesmo compartilhados, os arquivos podem receber instruções para que possam ser apenas visualizados, baixados por download, editados, excluídos e mais.
Agora que você já tem uma ideia do serviço e o que esperar dele, vamos à prática de uso.
O Microsoft Skydrive fornece um espaço total de 25 gigabytes, com limite de 50 megabytes por arquivo. Se acaso você pensa que 25 gb é pouco, saiba que é possível guardar em torno de 6.400 músicas ou mais de 51 mil fotos.
Um dos recursos que acho interessante está na possibilidade de poder enviar para um amigo arquivos de tamanho grande, deixando os arquivos em uma pasta no Skydrive e envio de um link para download. Isso é anos luz mais rápido do que tentar anexar os mesmos arquivos em um email. Sem contar que os clientes de email também costumam limitar os tamanhos de arquivos.
O serviço funciona bem, na questão de se enviar os arquivos para a conta do Skydrive. É possível, por exemplo, fazer o upload de uma única vez, de duzentas fotos. Claro que a banda da internet vai determinar o tempo da conclusão do upload.
Para acessar o serviço Microsoft Skydrive é necessário possui um conta no Windows Live. Como exemplo, vou usar a minha tela do Hotmail, onde está exibido o SkyDrive no menu superior, logo ao lado do Messenger. Para acessar o serviço, basta clicar no menu.
Capturar
A tela do Skydrive é exibida e nela é possível observar os botões para se criar Nova pasta e Adicionar arquivos, que são a base para o operação do programa. Clicando nesses botões, você é levado a nomear a nova pasta e indicar os arquivos de seu pc que deverão ser levados em cópia para a nuvem.
Na imagem abaixo nota-se ainda o total de 25 gb disponíveis para o armazenamento.
Capturar
Segue….

2 comentários:

  1. Eu sempre li sobre isso de guardar os arquivos na internet mas nunca tinha parado para ver como funciona e pelo que li aqui não parece ser dificil e parece ser seguro. Vou tentar guardar uns arquivo de fotos para ver como funciona na prática.
    Amei o blog no geral. Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, eu uso para guardar cópias de meus arquivos e para acessar os dados que preciso fora do escritório. Vai curtir o sistema, que funciona muito bem.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...