Bem vindo, hoje é

CONHEÇA O E-COMMERCE VÍRTUA

Pendrive bootável para Windows 7


CapturarAmigos, decidi publicar este post porque entendo que seja útil para muitos, já que estamos na era dos netbooks e mini-PCs, os quais não possuem drive óptico, aliás, isso de drive de cd/dvd ou o escambau que possa representar uma mídia física já deveria ter sido extinta do mundo, pois são grandes, riscam etc e estão mesmo bastante ultrapassados, mesmo com o evento blu-ray discos, que também já deveria ter sido extinto.
Substituídos por que? Ué, por pendrives e cartões de memória do tipo microSD, óbvio.
Bem, focando no post, a ideia é mostrar como é possível e de fato funcional, substituir o dvd de instalação do Windows 7, quer seja em 32 ou 64 bits, por um simples pendrive, justamente porque muitos optaram por usar netbooks e mini-PCs, em substituição do velho e tijolão notebook. Hoje, na verdade faz uma cara já, os notebooks substituiram os pc’s de mesa e os netbooks, os notebooks.
A questão é que alguns netbooks vêm com o sistema operacional Lixux (chamam-no de Linux também) ou o Windows 7 Starter, também conhecido como porcariazinha inútil e totalmente capada.
Vamos ao que interessa.
Tenha em mãos um pendrive decente (não os kingston de camelô, pois sua dor de cabeça será algo certo), com tamanho mínimo de 4 gb, mas se ainda vai comprar, pegue logo de 16 gb, pois os preços estão ridículos de tão baixos.
Se no pendrive que vai utilizar tiver algo gravado, faça uma cópia porque o processo que mostro aqui vai formatar o mesmo, sem chance de arrependimento.
Espete o pendrive na USB.
Abra o Prompt como Administrador, clicando com o direito do mouse, opte por “Executar como administrador”.
Digite o comando diskpart
Ao ser exibido diskpart> digite list disk
Serão exibidas informações dos discos presentes na máquina. Identifique o pendrive pelo número dado a ele, algo como Disco 0, Disco 1, Disco 2 etc. Uma dica é identificar o pendrive pela capacidade. Isso deve ser feito com atenção e responsabilidade, pois os dados do disco indicado serão excluídos, para todo o sempre.
Ao identificar o pendrive, digite select disk x, onde x é o número do disco que representa o pendrive.
Agora digite os comandos abaixo, obviamente teclando enter após cada um deles:
clean
create partition primary
select partition 1
active
format fs=NTFS
assign
exit

Ao clicar exit, o dispart será fechado.
Seguindo no PROMPT, digite a letra que representa o seu DVD, sendo ele “D”, seria isso:
d:
cd d:\boot

Depois digite bootsect /nt60 e:
Claro, assumindo que o seu pendrive é a letra E.
Com essas ações o seu pendrive está pronto para receber os arquivos do dvd do Windows 7 e recomendo copiar todo o conteúdo do dvd do Windows 7 para a RAIZ do pendrive, sem criar nele qualquer pasta.
A cópia deve ser feita como outra qualquer, pelo Explorer mesmo.
Fechou.
Basta espetar o pendrive criado para dar o boot no Windows, não esquecendo de alterar na BIOS para que a máquina dê o boot pela porta USB.

5 comentários:

  1. Opa, o meu netbook veio com o windows start e instalei pelo pendrive graças a essas dicas que peguei daqui na semana passada e somente hoje consegui terminar tudo e vim agradecer, valeu mesmo amigo.
    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo, bom que conseguiu e de fato funciona mesmo.
      Abraço

      Excluir
  2. Adorei a dica. Comprei um netbook que veio com Linux e pedi para meu irmão seguir essas suas dicas e deu certinho. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Dica excelente que me salvou de um problema que eu não encontrava a solução. Obrigada e parabens pelo blog, ótimo e já assinei.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...