Bem vindo, hoje é

CONHEÇA O E-COMMERCE VÍRTUA

FAT32 para NTFS – Conversão sem formatação


ntfs
Olá,
Se acaso você possui pendrive ou hd externo com seus dados e estes contém o formato de arquivos FAT32, saiba que é possivel converter para NTFS, sem a necessidade de formatar o dispositivo e sem a utilização de qualquer programa, já que a tarefa é feita usando apenas o prompt de comando do Windows.
Veja como é rápido e simples processar essa dica.


O sistema de arquivos em FAT32 é padrão em pendrives e discos externos e seja por descuido ou por falta de conhecimento, é comum o usuário guardar seus dados sem alterar o formato para o sistema NTFS.

Muitos desconhecem que o sistema FAT32 tem a limitação de arquivos em tamanho de 4 gb, ou seja, mantendo o dispositivo neste formato, não será possível copiar para o mesmo, um arquivo que tenha o tamanho maior que 4 gb, como um filme, como exemplo. Por esta razão e não só por isso, é seguramente recomendável que antes da primeira utilização, seja convertido o sistema de arquivos para NTFS, todavia, este post é dirigido para quem já possui um pendrive ou disco externo em formato FAT32, porém com seus dados gravados no mesmo.

Claro que basta guardar tais dados em outro local, formatar o dispositivo para NTFS e recuperar o backup, isso, aliás, é ainda mais recomendável, todavia, se não há um outro local para guardar os dados provisoriamente ou falta disposição para a tarefa, é perfeitamente possível fazer a conversão sem a necessidade de backup e com a garantia da preservação dos dados.

Se isso é para você, siga:
1. Acesse o prompt de comando do Windows (tecla do Windows + R) e identifique a letra que correspondente ao dispositivo a ser convertido (pendrive ou hd externo). Vamos considerar que seja G a letra correspondente.
2. Uma vez no prompt de comando, digite chkdsk g: / f. Esse comando identifica e corrige eventuais erros nas trilhas do dispositivo.
3. Em seguida, digite Convert G: /FS:NTFS

O processo de conversão será iniciado e ao ser concluído seu dispositivo terá alterado o sistema de arquivos para o NTFS e não mais haverá a limitação de tamanho de arquivos.
Caso, durante a conversão surja a mensagem acusando erro de redundância cíclica, despreze porque em nada interfirá na tarefa.

Esta dica vale para Windows 8, 7, Vista e XP e não vale para o inverso, ou seja, de NTFS para FAT32.
Faça por sua conte e risco, mas não precisa manter receio, pois é um processo simples e funcional.
É isso.

7 comentários:

  1. Eu não conhecia essa dica, muito simples e útil.
    Também não conhecia o blog, muito legal tudo que vi aqui. Parabens

    ResponderExcluir
  2. Optima dica que vou aplicar.

    ResponderExcluir
  3. Que legal isso. Eu tenho um pendrive de 32giga e nao sabia disso. Vou seguir a dica, valeu.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica que eu não conhecia e já deixei o seu blog nos favoritos, pois quero voltar e ler com calma, pois também aprecio tudo que se refere a tecnologia.
    Parabéns pelo ótimo blog.
    Raul

    ResponderExcluir
  5. Dica sobretudo útil. Parabens.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, foi mto útil!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Não estou conseguindo converter o meu PEN 32GB, está aparecendo no final do processo " NÃO É POSSÍVEL CRIAR AS ESTRUTURAS DO SISTEMA DE ARQUIVOS ELEMENTAR" ;o que isso quer dizer?O meu sistema é W7.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...