Bem vindo, hoje é

CONHEÇA O E-COMMERCE VÍRTUA

HTPC miniPC Zotac Zbox Nano AD12 - Review


AD12b
O menor PC do mundo foi atualizado !!!

Escrito por Carlos Lima


Olá,

Trago aqui mais uma análise pessoal, desta vez do HTPC miniPC do fabricante Zotac, modelo Zbox Nano AD12, ainda não disponível no Brasil, mas não demora e logo teremos ele por aqui.

A Zotac mantém a mesma linha de design para a fantástica Nano’s serie e nem tem o que mudar mesmo, pois trata-se de um aparelho ultra portátil, com desempenho melhor que computador desktop e com recursos multimídias extraordinários, tudo dentro de uma caixa minúscula que decora o ambiente de home theater.

O Nano AD12 mantem todas as características que fizeram o sucesso dos modelos anteriores (Ad10 e Ad11), porém, com atualização de hardware muito bem sacada, como o slot de memória até 8GB 1.333MHz, a placa de vídeo Radeon HD 7340 para rodar vídeos full hd com tranquilidade e com o auxílio do processador da linha Brazios 2.0, AMD E2-1800 de 1.700MHz, os games em último nível devem mostrar uma experiência legal para os aficionados por jogos de computador.

A Zotac, com o lançamento do AD12 (ainda não para o Brasil), comprova ser possível ter tudo que há em computadores desktops, com gabinetes imensos e fonte barulhentas, em um espaço infinitamente menor e ainda com ruído desprezível, consumo idem, aquecimento sem preocupação e performance fantástica. Chamamos isso de tecnologia e a Zotac está de parabéns, de novo.

Segundo reviews gringos, o ruído, o aquecimento e consumo foram reduzidos em comparação com o AD11 e AD10 e com o processador mais forte, games em último nível rodam perfeitos.

Especificações:
* Processador AMD E2-1800 Dual Core 1.7GHz, Brazos 2.0
* Chipset AMD A68M
* Vídeo ATI Radeon HD 7340
* 6 USB (2x3.0, 4x2.0)
* Leitor de cartões 7x1 (incluso SDXC)
* Porta eSata e DisplayPort
* Kensington lock
* Bluetooth 3.0
* Wi-fi 802.11 n/g/b 300Mbps
* Rede Gigabit 10/100/1000Mbps
* Áudio digital HD 8 canais
* Áudio analógico ótico S/PDIF
* Microfone jack
* Controle remoto
* 127x127x45mm


Recomendação do editor:
O AD12 Plus sai de fábrica com memória de 2GB e disco HDD de 320GB, exatamente igual ao modelo AD10. Se você adquirir o modelo barebone (sem disco e memória) e quiser turbinar e obter a melhor performance possível de seu AD12, recomendo os produtos abaixo, totalmente compatíveis com modelo.
Memória Corsair Value Select, SODIMM DDR3 1333MHz 8GB PC3-10600, 204 pinos
Review em português aqui.
Memoria

Disco
SSD Corsair Force GT, Sata3, 60GB, leitura 555MB/s, gravação 495 Mb/s
Review em português aqui.
SSD

Eu recebo algumas mensagens indagando se realmente justifica o investimento em um disco hybrido, quanto ao quesito velocidade de boot. Sim, um SSD de qualidade é quase 200% mais rápido do que um HDD para boot, para abrir arquivos, para tudo.
Eu sou a favor de que todos usem sempre a tecnologia mais recente possível e para responder sobre a velocidade de um SSD ao dar o boot na máquina, encontrei um vídeo que mostra isso. Clique na imagem para acessar a comparação na origem.
Capturar

Sistema Operacional
Windows 7 64 bits, Ultimate, Professional ou Home Premium

Win7


Review completo em edição. Acompanhe aqui !!!


Apesar do layout similar e algumas características muito parecidas entre os modelos AD12 e AD10, que analisei aqui, este review não é um clone do anterior.

Para começar, abro esta análise pelas imagens da nova BIOS, que não mostrei no review anterior. Clique para zoom.

AD12Bios1      AD12Bios2AD12Bios3      AD12Bios4AD12Bios5      AD12Bios6

A BIOS do AD12 veio atualizada com a versão A261PA 12 x64, de 15/10/2012.
Analisei cada uma das seis telas da BIOS e notei algumas novas opções/alternativas de configurações, mas de momento deixei tudo como default e não percebi nada que precisasse ser alterado.
Percebi que o controle remoto veio habilitado por padrão, enquanto que na BIOS do AD10, esse item tem de ser habilitado pelo usuário, se quiser usar o receptor interno do controle remoto. Também notei que o boot principal deve ser deixado a unidade do DVD e não o disco SSD, salvo para quem não tenho o gravador de dvd. Por alguma razão o AD12 exige que o boot seja sempre pelo driver primeiro e depois pelo disco. Isso faz sentido, mas demorei um pouco a aceitar.

Também ausente no review do AD10, mostro o folder promocional do novo modelo.
Folder_Promo

A Zotac manteve para o AD12 as versões Plus e Barebone e ao menos que você não queira ter trabalho com instalações físicas (extremamente simples), recomendo sempre a versão sem disco e memória, já que, na minha opinião, um produto avançado como este, ser usado com disco HDD e memória de apenas 2GB, não justifica o investimento. E a performance, acredite, não é a mesma. Você pode plugar um pente de 8GB de memória do tipo SODIMM 204 pinos e um disco SSD de qualquer capacidade, sendo que, ainda em minha opinião, como o AD12 foi concebido para ser um mediacenter também, é possível e viável economizar dinheiro instalando 60GB, apenas para o sistema operacional e programas como XBMC, antivirus, navegador web, cliente de torrent e quase só isso. Entendo que os conteúdos (filmes, seriados, concertos, fotos, músicas etc) devem estar sempre em discos externos de grande capacidade, 2, 3 e 4 terabytes.

A aparência do AD12 se distingue do AD10 unicamente pelas duas portas USB 2.0 adicionadas na parte frontal do gabinete e pela inscrição do suporte aos cartões SDXC. Do resto ambos os modelos são rigorosamente idênticos, inclusive em tamanhos.
NanoF

É notório que o fabricante quis facilitar para o usuário o acesso as portas USB, colocando-as na parte frontal do aparelho, mas penso que isso só permitiu mesmo a praticidade, já que esteticamente não ficou bem, em minha maneira de ver. Creio que tais portas deveriam estar na lateral direita e ambas USB na versão 3.0.
NanoV

Continuo não gostando dessa DisplayPort e até da porta eSata. Em seus lugares, mais USB fariam o AD12 entregar 8 portas USB, o que é muito útil para mediacenter. Eu uso um total de nove e logo precisarei de ao menos mais uma.

Links AD12/AD12 Plus:
Drivers para Win8 e Win7, 32 ou 64 bits:
Os links abaixo são todos do site oficial Zotac. Não se arrisque clicando em links não oficiais.

Windows 8 32/64
Windows 7 64
Windows 7 32
Componentes:
Na caixa do AD12 os componentes são muito similares aos do modelo AD10, tendo como única novidade um plug adaptador para sinal de áudio ótico, conforme se vê na imagem abaixo.
Zotac Zbox Nano AD12
Controle remoto padrão MCE, compatível com XBMC e Windows Media Center
Baterias CR2032 para o controle remoto
Receptor USB Infra Vermelho
Antena Wi-Fi
Suporte VESA para montagem em parede ou monitor
Fonte elétrica bivolt
Cabo elétrico padrão americano, não serve para o Brasil
Certificado de garantia
Manual do usuário em inglês
Guia de instalação rápida, em português inclusive
DVD com os drives do AD12
Adaptador para saída de áudio ótico
Otico_Adapter
É importante a ressalva de que o cabo elétrico da fonte do AD12 importado não serve para o Brasil e portanto, logo de cara será necessário a aquisição de tal cabo para o nosso padrão, mas é um cabo que se encontra em qualquer loja de eletrônicos e a preço ao preço de R$ 15.
Eis o dito:


Nano AD12 parts:
Encontrei em um site alemão umas fotos do AD12 ‘destruído’ e achei curioso trazer as imagens das partes do Nano para cá, especialmente para eliminar a tentação de alguns por abrir o aparelho apenas para conhecê-lo por dentro. Clique nas fotos para zoom.

AD12Parts5
AD12Parts2AD12Parts4AD12Parts6AD12Parts7AD12Parts3AD12Parts1

O AD12 é uma atualização do AD10 e entre as vantages para um upgrade vejo como destaques:

1. Processador de melhor desempenho:
Enquando o processador do AD10 roda em velocidade de 1.600MHz, o AD12 vai a 1.700MHz, mas além do clock mais rápido, o processador em si é de segunda geração, batizado de ‘Brazos 2.0” e portanto, certamente melhor.

2. Memória:
Com o Windows 8 ou mesmo 7, quanto mais memória melhor. O AD10 permite pente de memória de até 4GB correndo a 1066MHz, enquanto o AD12 aceita pente de até 8GB com velocidade de 1333MHz. A memória compatível com a linha Nano é do tipo usada em notebooks, SODIMM de 204 pinos.

3. Placa gráfica:
Essa é uma ótima atualização, especialmente para vídeos full HD e streaming de vídeos mais pesados. A Zotac substituiu o chip do AD10, Radeon HD 6310 pelo Radeon HD 7340.
O site NotebookCheck revisou esse componente e relatou que a performance em games e vídeos 3D resultou desempenho satisfatório.

4. Portas USB:
A Zotac adicionou mais duas portas USB 2.0 ao AD12 e somente se a barreira é a capacidade da mainboard, penso que todas as portas deveriam ser 3.0 e um total de oito. mais adequado.

5. Aquecimento, consumo e ruído:
Embora eu ainda não tenha testado, ao que li em reviews gringos, o AD12, em comparação ao AD10, trabalha ainda mais frio, consome menos e é mais silencioso o seu cooler. Isso, se confirmando, é mesmo boa notícia. O AD12 trabalha com a CPU em temperatura média de 67 gráus em 4600 RPM, o que é normal, mas recomendo resfriar o ambiente com ar condicionado ou usar um micro ventilador colado ao equipamento.

Iniciando o AD12:

Como dicas iniciais para a instalação do sistema operacional, ressalto que a importância de dois pontos:
1o. – se a opção de disco for de SSD, como no meu caso, antes de qualquer ação, recomendo acessar a BIOS e alterar para AHCI, pois o AD12 vem IDE Native como default.
2o. – se a opção do sistema operacioanl for de Windows 7, como no meu caso, há duas maneiras:
a) criar uma imagem do dvd do Windows em um pendrive, como mostro neste post.
b) instalar usando um drive externo, como no meu caso.
Em qualquer das situações (a ou b), deve ser usado a usb 2.0, eis que as portas USB 3.0 não estarão prontas para uso até que os drivers do DVD Zotad sejam instalados. Use qualquer das portas frontais.
Instalando o sistema operacional:
Simples, rápido, fácil. Tranquilo.
Após espetar nas portas USB frontais, o leitor de dvd e o adaptador do teclado e mouse sem fios, liguei o AD12, alterei na BIOS para AHCI, desliguei. Coloquei o DVD do Windows 7 64 bits, versão Home Premium e religuei.
Certamente em razão do SSD, um Corsair da linha Force GT, o boot foi rápido, muito rápido e a tela de instalação do Windows surgiu. Bastou criar a partição, clicar no Instalar e aguardar a conclusão, que ocorreu sem qualquer problema.
Instalando os drives Zotac:
Optei por desligar o AD12, colocar o DVD de drivers e instalar manualmente cada um dos vários drivers (chipset, áudio, vídeo, rede, usb, bluettooth, infravermelho etc). Todos passaram na primeira tentativa sem qualquer problema. Achei tudo muito fácil e qualquer pessoa conseguirá instalar tanto o Windows quanto os drivers sem dificuldade.

Conectando os periféricos:
Fiz as conexões dos periféricos e todos foram reconhecidos de primeira após o reset:
porta USB1 3.0 traseira – HD externo 1
porta USB2 3.0 traseira – HD externo 2
porta USB3 2.0 traseira – Nobreak
porta USB4 2.0 traseira – Hub USB 7 portas:
                                      - HD externo 3 (usa 2 portas)                                     
                                      - gravador de dvd (usa 2 portas)
                                      - adaptador controle remoto-microfone                                     
porta USB5 2.0 frontal – adaptador teclado-trackball sem fios
porta USB6 2.0 frontal – vazia

Instalando programas:
Como não utilizo o AD12 como pc e sim apenas como mediacenter, instalei apenas os programas necessários:
- Google Chrome
- Avast Antivirus
- Winrar 64
- Revo Uninstaller Pro
- Notepad++
- XBMC Gotham com skin ACE
- Ember Media Manager
- VoxCommando
Com estes programas e mais o sistema operacional, o SSD ficou com 28GB de espaço livre.

Controle remoto:

A Zotac também manteve o mesmo belo e eficiente controle remoto da série, todavia, por alguns meses eu deixei o controle na caixa, sem uso, já que eu não havia me conformado do fato de ele ser configurado pelo fabricante para operar apenas o Windows Media Center.
     

Graças as valiosíssimas dicas recebidas do amigo Walter, Walterrg no Fórum XBMC Brasil  e Oxysucker no HTForum, foi possível tornar o controle remoto do Nano (qualquer modelo) para que este opere o XBMC em sua plenitude, portanto, as dicas a seguir vale para qualquer controle remoto de quaquer modelo Nano, aliás, penso que vale para qualquer miniPC Zotac ou qualquer outro fabricante que utilize o padrão MCE.

Com a permissão dos amigos Wanilton, administrador do Forum XBMC Brasil e do próprio Walter, transcrevo para cá, o post que editei nos foruns citados, editado para melhor adequação a esta análise.
Por estas dicas, é possível controlar totalmente o XBMC com o controle remoto do AD12, executando, entre outras, as seguintes ações:
* ligar e desligar o XBMC
* navegar nos menus: direita, esquerda, acima, abaixo, avançar, voltar, retroceder, pular, pausar, parar, reproduzir etc.
* controlar volume do XBMC ou do sistema
* teclas especiais para menu OSD, fullscreen, menus de contextos e vários outros recursos, tudo compatível com a skin MQ4.

Vamos ao tutorial.

1. Instale, como administrador, a versão mais recente do driver do controle remoto.
2. Use o Bloco de Notas e crie um arquivo com o código abaixo e salve como CreateTestConfig.reg
3. Ao salvar o arquivo, o bloco de notas aplicará a extensão padrão .TXT deixando o arquivo como CreateTestConfig.txt mas deverá ser alterado inclusive a extensão.
4. Basta dar duplo clique que ele irá substituir o conteúdo da chave. Se preferir, clique com o botão direito do mouse e selecione para abrir com o Editor de Registro.

1:  Windows Registry Editor Version 5.00  
2:  [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\services\HidIr\Remotes\745a17a0-74d3-11d0-b6fe-00a0c90f57df]  
3:  "ReportMappingTable"=hex:\  
4:  01,00,00,00,04,00,1e,\  
5:  02,00,00,00,04,00,1f,\  
6:  03,00,00,00,04,00,20,\  
7:  04,00,00,00,04,00,21,\  
8:  05,00,00,00,04,00,22,\  
9:  06,00,00,00,04,00,23,\  
10:  07,00,00,00,04,00,24,\  
11:  08,00,00,00,04,00,25,\  
12:  09,00,00,00,04,00,26,\  
13:  00,00,00,00,04,00,27,\  
14:  34,00,00,00,04,00,28,\  
15:  3a,00,00,00,04,00,29,\  
16:  33,00,00,00,04,02,25,\  
17:  32,00,00,00,04,02,20,\  
18:  59,00,00,00,04,00,51,\  
19:  58,00,00,00,04,00,52,\  
20:  5b,00,00,00,04,00,4f,\  
21:  5a,00,00,00,04,00,50,\  
22:  5c,00,00,00,04,00,28,\  
23:  CB,00,00,00,04,01,07,\ ; Info - sends ctrl-D  
24:  83,00,00,00,01,24,02,\  
25:  2c,00,00,00,01,b0,00,\  
26:  30,00,00,00,01,b1,00,\  
27:  37,00,00,00,01,b2,00,\  
28:  28,00,00,00,01,b3,00,\  
29:  29,00,00,00,01,b4,00,\  
30:  20,00,00,00,01,b5,00,\  
31:  21,00,00,00,01,b6,00,\  
32:  31,00,00,00,01,b7,00,\  
33:  10,00,00,00,01,e9,00,\  
34:  11,00,00,00,01,ea,00,\  
35:  0d,00,00,00,01,e2,00,\  
36:  3e,00,00,00,01,8d,00,\  
37:  1e,00,00,00,01,9c,00,\  
38:  1f,00,00,00,01,9d,00,\  
39:  0c,00,00,00,03,82,00,\  
40:  a9,00,00,00,02,33,00,\  
41:  5d,00,00,00,02,0d,00,\  
42:  2f,00,00,00,02,5a,00,\  
43:  6D,00,00,00,04,05,1e,\ ; Red - sends ctrl-alt-1  
44:  6E,00,00,00,04,05,1f,\ ; Green - sends ctrl-alt-2  
45:  6F,00,00,00,04,05,20,\ ; Yellow - sends ctrl-alt-3  
46:  70,00,00,00,04,05,21,\ ; Blue - sends ctrl-alt-4  
47:  78,00,00,00,02,3e,00,\  
48:  79,00,00,00,02,3f,00,\  
49:  7a,00,00,00,02,40,00,\  
50:  8f,00,00,00,02,2c,00,\  
51:  3d,00,00,00,03,82,00,\  
52:  8e,00,00,00,03,83,00,\  
53:  5d,00,00,00,04,08,00  


Feito isso, você pode usar o programa ShowKey.exe para mostrar a ação/comando que cada aperto de tecla envia ao sistema operacional e assim poder editar o arquivo keyboard.xml do XBMC. Este arquivo keyboard.xml deverá estar no seguinte caminho;


C:\Users\Seu_nome\AppData\Roaming\XBMC\Userdata\Keymaps
Se na pasta Userdata não existir a subpasta Keymaps, ela deverá ser criada.

A cereja do bolo é poder usar o botão verde com o logo do windows media center para lançar o XBMC. E não poderia ser mais simples. Basta instalar o programa Install XBMC Launcher e pronto!

Na página do programa, faça o download no link Download The Installer. Ao instalar o programa note que existem duas versões, sendo uma delas para quem usa o XBMC em modo portable. Se não é o seu caso, desmarque a opção correspondente, para que ela não seja instalada.

Como exemplo, o meu arquivo keyboard.xml ficou assim:



 <!--Template XBMC keyboard file-->  
 <keymap>  
  <global>  
   <keyboard>  
    <d mod="ctrl">info</d>  
    <one mod="ctrl,alt">subtitledelay</one>  
    <two mod="ctrl,alt">nextsubtitle</two>  
    <three mod="ctrl,alt">codecinfo</three>  
    <four mod="ctrl,alt">Quit</four>  
    <hash>contextmenu</hash>  
    <asterisk>togglewatched</asterisk>  
   </keyboard>  
  </global>  
 </keymap>  


A tecla "Info" do controle do Nano AD12 envia o comando "contrl+d" e, portanto, se faz necessário o ajuste acima. As teclas "one", "two", "three" e "four" se referem, respectivamente, às teclas coloridas vermelha, verde, amarela e azul.


Vale informar que apesar de neste tópico estar mencionado mais de uma vez o controle remoto do miniPC da Zotac, as instruções deste tutorial devem ser válidas para qualquer outro controle remoto padrão MCE, pois foi testado também no controle remoto Amulet Voice, estando o mesmo funcionando exatamente igual como funciona o outro controle remoto.
Abaixo, um outro exemplo do arquivo keyboard.xml, onde nota-se a personalização das teclas, detalhado a seguir:


<!--Template XBMC keyboard file--> <keymap> <global>  <keyboard>   <one>VolumeUp</one>   <two>AspectRatio</two>   <three>SubtitleDelay</three>   <four>VolumeDown</four>   <five>AudioNextLanguage</five>   <six>ShowVideoMenu</six>   <zero>RunScript(script.xbmc.subtitles)</zero>    <asterisk>RunPlugin(plugin://script.simpleplaylists/?mode=addCurrentUrl)</asterisk>   <hash>RunPlugin(plugin://script.simpleplaylists/?mode=showPlaylists)</hash>   <one mod="ctrl,alt">FullScreen</one>    <two mod="ctrl,alt">Info</two>   <three mod="ctrl,alt">ContextMenu</three>   <four mod="ctrl,alt">Screenshot</four>  </keyboard> </global> </keymap>
Tecla 1 configurada para aumentar o Volume do XBMC
Tecla 2 configurada para exibir as opções de AspectRatio, tal como o "Z" no teclado
Tecla 3 configurada para Sincronizar a Legenda. Atrasar ou Avançar
Tecla 4 configurada para diminuir o Volume do XBMC
Tecla 5 configurada para Alternar entre os Canais de Áudio.
Tecla 6 configurada para Exibir o Menu do Vídeo em Reprodução.
Tecla 0 configurada para Ativar o Script de Legendas. Obrigado por isso Wanilton.
Tecla * configurada para Enviar a Reprodução para Playlist.
Tecla # configurada para Exibir as Playlists existentes.
Tecla Vermelha configurada para o comando Fullscreen, tal como o TAB do teclado
Tecla Verde configurada para exibir as Informações, tal como a tecla "I" do teclado
Tecla Amarela configurada para para abrir o Menu de Contexto, tal como a tecla "C" do teclado
Tecla Azul configurada para Salvar Print da Tela, tal como a tecla "PrtSc" do teclado.



Como se vê, é possível personalizar as teclas do controle remoto da maneira como se deseja.

Para maior ajuda, recomendo que os links abaixo sejam favoritados para consulta, pois neles é possível saber as funções de cada uma das teclas em correlação com o XBMC.
Link 1: http://wiki.xbmc.org/?title=Global_Keyboard
Link 2: http://wiki.xbmc.org/index.php?title=Keymap.xml

Em resumo, se o seu controle remoto é compatível com o windows media center, com certeza vai funcionar para o XBMC, seguindo este tutorial.

Vejamos esse exemplo. A imagem abaixo, por acaso é do controle remoto do Zotac Nano mas poderia ser a imagem de qualquer outro controle remoto padrão MCE. Ele contém um total de 43 teclas conforme eu enumerei ao lado direito.

Remote
De todas as teclas do controle, muitas já funcionam normalmente no windows media center e com as alterações propostas neste tutorial, algumas das teclas podem ter suas ações substituídas, de forma que fique como deseja o usuário.

Abaixo, as ações de cada uma das teclas de meu controle, quer sejam ações padrões (DEFAULT) ou ações personalizadas (EDITADO). Paras as teclas 3, 9, 11, 22, 23, 37 e 38 eu ainda não encontrei funções apropriadas e portanto elas ainda estão nulas em meu controle. Essas oito teclas vagas logo ganharão funções para operar recursos do XBMC/skin Ace. Ao ativá-las atualizarei aqui.

Veja o quadro clicando aqui.

O interessante é que usando o ShowKey é possível fazer suas próprias configurações personalizadas, alterando as ações de cada uma das teclas do controle remoto.
Se não tem ideia de como usar o ShowKey para descobrir as ações padrão de cada tecla de seu controle remoto, comente abaixo para que possamos tentar auxíliar.

Controles testados e aprovados:

* Controle remoto do Zotac Zbox Nano AD10 e AD12
* Controle remoto Amulet Voice Remote


Periféricos:

Para que o Nano AD12 seja utilizado, é necessário que o usuário adquira alguns periféricos, pois ele é composto unicamente do gabinete, tal como um gabinete de desktop, só que em tamanho reduzido.
Assim, para os interessados, mostro os periféricos que apliquei em meu AD12.

Teclado e mouse:

Optei por este mini teclado que contem trackball e não encontrei problema de interferência ou perda de sinal, distante 7 metros do rack.



Gravador de DVD:
Este gravador de DVD externo é pequeno, pouco maior que o AD12 e é alimentado apenas por cabo USB. Funciona muito bem, é reconhecido pelo Nano simplesmente ao ser espetado ao mesmo.



Hub USB:
O AD12 contém 6 portas USB mas para mim são insuficientes, por isso optei por usar esse hub USB de 7 portas, que é alimentado por fonte elétrica e todos os periféricos neles conectados foram reconhecidos pelo Nano.



Cartão de memória e pendrive:
Apesar de o Nano estar em rede cabeada, uso o laptop para baixar os torrents e para transferir os arquivos, prefiro copiar em cartão ou pendrive e levar fisicamente ao Nano.
Uso esses das imagens abaixo.



Cabo HDMI:
Muitos sustentam que qualquer cabo hdmi é igual. Eu optei pelo modelo F1 1.4 da Blue Jeans Cables e jamais tive qualquer problema com sinal.

Discos de armazenamento:
O disco interno SSD do Nano é usado apenas para programas e nunca para armazenar nada, portanto, uso três discos externos que são compatíveis com o AD12.
Um Seagate Barracuda Greem de 2TB e dois Western Digital Elements de 1.5TB.


Hora dos testes:

A seguir relato as minhas impressões quanto aos testes realizados, observando a qualidade de imagem e performance de processamento do AD12, considerando memória de 8GB 1333MHz, disco interno SSD e Windows 7 SP1 64 bits.

Teste de vídeo local:Este teste considera a reprodução de vídeo em formatos MKV, M2TS e ISO de blu-ray, sempre em full hd 1080p e presentes em HDD externos conectados nas portas USB do AD12. Para o teste foi usado o player nativo do XBMC versão 12.0 Frodo com áudio HD.

[ em edição ]

Teste de vídeo em rede wireless:Este teste considera a reprodução de vídeo em formatos MKV, M2TS e ISO de blu-ray, sempre em full hd 1080p e presente em HDD externos conectados em outro computador conectado à rede wireless. Para o teste foi usado o player nativo do XBMC 12.0 Frodo com áudio HD.

[ em edição ]
Teste de streaming de vídeo:Este teste considera a reprodução de vídeo full hd 1080p diretamente do site Youtube, usando o navegador Google Chrome.

[ em edição ]

[ … ]




Fique a vontade para comentar mesmo antes da conclusão da análise. Ao menos registre sua visita.



Review completo em edição. Acompanhe aqui !!!



Oportunidade:

Nano AD12 com disco SSD Corsair Force GT de 60 GB e memória Corsair ValueSelect de 8 GB, você pode comprar no Brasil seguindo o link abaixo:
http://grupovirtua.com.br

90 comentários:

  1. Mais uma vez um belo trabalho Carlos, Parabéns!
    Fechei a compra do meu AD12 hoje, espero estar com ele até o fim de ano, ainda estou pesquisando aonde comprar o SSD de 60gb e a memória de 8gb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos,
      Legal que comprou. Volte sempre aqui para trocarmos dicas sobre o AD12.

      Excluir
  2. Boa tarde Carlos,

    Acompanho sempre seus reviews e considero de uma qualidade superior aos que vejo em revistas e sites especializados. Parabéns. Gostaria de saber onde você conseguiu o modelo AD12?. Parece ser muito bom. Tenho um HTPC montado por mim mas um AD12 tem um visual e um conjunto muito bom para esta finalidade. Estou pensando mais à frente em colocar um desses na minha sala. Obrigado/Walter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walter, boa tarde.
      Obrigado pela generosidade.
      Enviei hoje à Zotac o pedido de informações justamente sobre previsão de disponibilidade no Brasil, assim como preços das versões e logo que saiba adicionarei ao review.
      Se você puder replicar o pedido de informações pelo formulário de contato eu te agradeço, pois não quero fazer parecer interesse comercial com esta análise.
      Abraço

      Excluir
  3. Boa tarde Carlos,

    Acompanho sempre seus reviews e considero de uma qualidade superior aos que vejo em revistas e sites especializados. Parabéns. Gostaria de saber onde você conseguiu o modelo AD12?. Parece ser muito bom. Tenho um HTPC montado por mim mas um AD12 tem um visual e um conjunto muito bom para esta finalidade. Estou pensando mais à frente em colocar um desses na minha sala. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a notícia, pois quase comprei o ad10 mas com essa dica vou esperar ter no Brasil para venda. Meus parabéns pela ótima maneira como escreve.
    Abs - ClaudioS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio, obrigado. O AD10 é excelente também, sendo o AD12, uma atualização do produto. Não demora e teremos ele disponível no Brasil.

      Excluir
  5. Muito legal seu revie. Eu gostei das portas usb na frente, para espetar pendrives e transferir arquivos facilita muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Luiz, de fato facilita mesmo, pois espetar na parte traseira ninguém merece.

      Excluir
  6. Carlos, mais um ótimo review, parabéns. Vou deixar em minha agenda para comprar, pois o meu htpc precisa de uma atualização dessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Nós que gostamos de áudio e vídeo precisamos sempre atualizar mesmo.

      Excluir
  7. Tá ficando ótima a análise. Estou querendo saber sobre o controle remoto dele, se também vai funfar no xbmc frodo. Coloca as manhas de configurar o remoto, pois não entendo como faz para roda as teclas no xbmc.
    Valeu ae
    Maestro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, bom que está aprovando. Ainda vai demorar uns dias até concluir, mas vou tentar deixar completo. Sobre o controle remoto, com certeza funciona pois ele é o mesmo do AD10, padrão MCE.

      Excluir
  8. Boa tarde Carlos.

    Cheguei ao seu blog pelo htforum, vou acompanhar, matérias muito boas.

    Iria comprar o AD10, mas fiquei na dúvida. Vou utilizar para videos fullhd com o plex server para gerenciamento. Será que o AD10 dá conta do recado ou é melhor aguardar a chegada do AD12?

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, legal que curtiu as matérias. Volte sempre.
      Olha só, o AD10 roda sim vídeo fullhd 1080p com perfeição e não vejo razão para aguardar o AD12, mas não resta dúvida alguma de que o modelo deste review tem hardware mais atual e também maior possibilidade de upgrade de hardware, como memória até 8GB, enquanto o AD10 aceita até 4GB.
      Sobre o AD10, vale conhecer o review no link abaixo:
      http://gatoguga.blogspot.com.br/2012/03/htpc-zotac-zbox-nano-ad10-review.html

      Excluir
  9. O AD12 tem a vantagem mais pelo processador também, é como comparar o Celerom com o I5. O Celerom roda, mas nunca será como um I5.
    Thiago

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei de montão do blog e das postagem, bastante dirigidas para quem curte home teather. Esse zotac é muito lindo para deixar na sala junto da tv, nem precisa esconder ele, pois é bonito e cabe em qualquer prateleira pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, tento guardar como arquivo os temas que gosto e de tabela alguns são úteis para outros amigos. O Nano é mesmo estiloso.

      Excluir
  11. Amigo Carlos, acho que essa é a 5avez que volto aqui e em todas elas encontrei o review mais completo, parabéns.
    Você faz um belo trabalho, até melhor do que as revistas que são especializadas e sempre acompanho suas postagens.
    Voltarei várias outras vezes até você terminar o review.
    Estou de olho nesse zotac e você tá me convencendo a comprar.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lopes, obrigado pelas palavras e fico feliz que esteja aprovando o texto. Logo consigo concluir.

      Excluir
  12. Tá ficando excelente seu review, o melhor que achei na internet sobre o ad12, parabens. Estarei voltando para ler ate você terminar tudo.
    Abs
    Airton

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlos, estou ansioso pelos testes e quero pedir para você colocar o release completo, com informações também do áudio dos vídeos que você fez os testes.
    Parabéns pelo trabalho de primeira linha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, seu pedido será atendido.

      Excluir
  14. Gato Guga, boa tarde!

    Vi se review sobre o aparelho Zotac AD12 e achei espetacular, muito bem explicado, tirei várias dúvidas que tinha, só mais uma...

    Vale a pena investir mais um pouco e comprar o aparelho ID36 com blu-ray 3D? O que você acha? Com esse aparelho AD12 consigo gravar DVD para o HD e ver filmes/shows?

    Abraços.

    Raynner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raynner,
      Não consegui concluir este review por falta de tempo, mas logo retomo ele. Na verdade, o review que fiz do Nano AD10 e já está concluído, serve muito para o AD12, pois ambos são similares em vários aspectos, com alguma diferença internas e quase nenhuma diferença na parte externa. Então, enquanto não termino de escrever este review, recomendo que todos leiam a análise que fiz do AD10, pois muitas informações contidas nele valem perfeitamente para o AD12.
      Olha só, essa sua pergunta não é simples de responder, pois ao que você citou imagino que seja importante para você colecionar mídias físicas, em discos mesmo. Se isso for real, desde que você possua ou venha possuir software e hardware gravadores de discos dvd/blu-ray, a resposta é sim, sem qualquer problema você poderá gravar seus discos e reproduzi-los, quer seja filmes, shows, seriados, documentários etc.
      Em penso que colecionar conteúdos digitais, armazenados em discos externos ligados ao Nano seja a melhor alternativa e com diversas vantagens, mas isso é um tanto pessoal de cada usuário tem uma maneira preferida.
      Eu não aconselho ninguém a ter dados em discos físicos e isso por inúmeras razões, mas fica difícil detalhar mais porque não sei como você usa suas coleções.
      Eu não compraria o ID36 nem que ele tivesse um preço muito inferior ao AD12, mas isso tem por base o meu perfil de uso.
      Abraço

      Excluir
    2. Gato Guga, realmente não irei colecionar mídias físicas, minha única preocupação seria em obter filmes/shows na internet e assistir na TV pelo Nano...

      Algumas outras dúvidas:

      1) Meus pais irão ao Paraguai em meado de janeiro, sabe se lá já vende o Nano AD12 e o mesmo disco e memória comprados por você?

      2) Para imagem o melhor é o HDMI do Nano para a TV, e o som, o que você usa? Home theater?

      Abraços.

      Raynner

      Excluir
    3. Oi Raynner,
      Sim, se você fará downloads de filmes e shows, poderá assistir na sua tv, usando o Nano como player. Recomendo usar o XBMC para isso.
      Sobre as dúvidas:
      1) Não creio que encontre no PY o Nano, mas no mercadolivre você encontra o AD10 já com disco e memória, é a versão Plus. Já o disco e memória você encontra facilmente no PY.
      2) Sem dúvida, a ligação do Nano à TV via HDMI é a melhor opção para a melhor qualidade de imagem. Uso o home theater sim para reproduzir o som.
      Veja no forum XBMC Brasil que publiquei as conexões que uso. Você encontra no tópico "Sala do Gato Guga"
      Abraço

      Excluir
  15. Olá GatoGuga. Realmente seu blog mata a pau. Fantástico. Parabéns pelo bom gosto e pela paciência que vc demonstra quando ajuda os que menos sabem.
    Estou querendo comprar um Nano AD12 mas não consigo em lugar algum. No ebay todos os vendedores que achei não enviam para o Brasil (uma vergonha para nós).
    Vc poderia me dizer onde comprou seu NANO AD12? Muito obrigado pela atenção e meus sinceros cumprimentos. Um abraço fraterno. Meu email é roquette.bh@terra.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,
      Legal que curtiu o blog. Volte sempre.
      Olha só, o AD12 ainda não está disponível no brasil e tenho visto semanalmente com o fornecedor que ainda aguardar receber 5 unidades, das quais pegarei 3 para repasse, portanto, infelizmente não é possível ainda comprar no brasil, mas isso não deverá demorar mais que duas semanas.
      Isso de não enviarem produtos para o brasil é mesmo um fato que nos deixa fora do acesso as tecnologias. Se você quiser o AD10, este sim tem disponível facilmente no brasil. Também analisei o modelo e postei no blog.
      Abraço

      Excluir
  16. Carlos tentei baixar os drives pelos links que você postou para Win7 64bits, mas deram erro, tem algum outro link?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, realmente algo mudou na Zotac.
      Este é o link que te leva a pagina de download de drives, porém é necessário indicar cada driver que você pretende.
      Como não consigo arrumar os links individuais agora, deixo para de atender.

      http://www.zotac.com/support/download.html

      Excluir
  17. Amigo Guga aqui é o Druid®, lembra do clube do DUNE HD MAX?

    Pois é meu amigo o tão sonhado casamento DUNE x XBMC aconteceu, a nova linha PRO e MAX irão ter chipset INTEL e rodarão XBMC, até tem um vídeo no youtube aqui:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=71jbys3A5CU

    E aqui a fonte MPC Club:

    http://www.mpcclub.com/forum/showthread.php?t=30877

    Abraço,

    Druid®

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigão Druid,
      Como anda você rapaz, pois não tenho visto seus post no forum.
      Isso é uma ótima notícia mesmo, pois a qualidade da linha Dune é matadora. Eu não voltaria para um mediaplayer dedicado porque o htpc realmente me conquistou de vez, mas é um belo equipamento e muito recomendado para quem não quer ter semanas de trabalho.
      Percebi seu cadastro do Forum XBMC Brasil e caso tenha havido algum problema operacional lá, pode retornar que tudo foi sanado com a troca do servidor.
      Abraço e boa sorte

      Excluir
  18. Olá,Guga. Comprei um AD12 por causa do seu relato. Ele chegou ontem, depois de alguma demora (ECT e Receita). Peguei no Ebay uma versão com 8GB e com SSD de 128GB.Tô doido pra começar a mexer no pezinho e queria agradecer todo o trabalho que teve, pois vou recorrer toda hora a esse artigo muito informativo. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kadu, que ótimo que o review foi útil para você. Tenha certeza de que fez uma ótima aquisição, pois o AD12 é mesmo um produto de ótima qualidade. Sua configuração está excelente com a memória e disco aplicados.
      Qualquer dúvida conte comigo.
      Boa diversão.

      Excluir
  19. Ótimo post! Parabéns pelas descrições muito bem detalhadas.

    Uma dúvida que sempre tive em relação aos ZOtac Nano foi se realmente ele não tem saída de áudio ótico. Você comentou no seu post que o AD12 vem com adaptador ótico. Entendi que com ele, posso conectar a saída de áudio do AD12 no meu home theater via cabo ótico. É isso mesmo?

    Obrigado,

    -Erick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. A saída de áudio ótico é frontal e o AD12 contém em seus acessórios de fábrica, o adaptador. Usando um cabo ótico, você pode conectar o AD12 ao receiver.

      Excluir
  20. Ótimo post, muito informativo e rico em detalhes!

    Uma dúvida que sempre tive em relação aos Zotac Nano é sobre a ausência de saída de áudio ótico. Mas você comentou que esse modelo AD12 vem com um adaptador ótico. Entendi que, com ele, poderei então conectar a saída de áudio do AD12 no meu Home Theater via cabo de áudio ótico. É isso mesmo? Já testou a qualidade do som com o uso desse adaptador?

    Valeu,

    -Erick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, confirmado. Som perfeito com o cabo ótico também, embora em prefiro o aúdio hd e neste caso somente via hdmi.

      Excluir
  21. Olá Carlos,
    Parabéns pelos reviews ! A qualidade de seu conteúdo é fantástica e certamente ajudará a muitos, inclusive a mim, espero !
    Você sabe se o AD12 já esta disponível por aqui ?

    Um abraço,

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,
      Legal que curtiu e foi para você.
      O AD12 não tem no brasil ainda de forma oficial, mas não é difícil comprar de amigos que trazem de fora para revenda, embora o preço fique bastante acima dos valores sugeridos lá fora.

      Excluir
  22. Boa noite, Carlos!
    Rapaz, vou pedir um socorro. Não é nada trágico, mas fez com que ficasse meio desapontado com o AD12. O problema é o seguinte: baixei dois ou três filmes em 1080p cada um com mais de 18GB de tamanho e na hora de reproduzi-los, o pczinho não aguenta. A imagem fica saltando, trava, dá dó de ver algo assim. E olha que o meu tem SSD e 8GB de RAM! Será que fiz alguma noobice na hora de instalar o XBMC ou talvez precise ajustar o programa...?
    Outra coisa é que o som sumiu! Consigo ouvir música e as trilhas fora do XBMC, mas dentro, não sai som algum. Isso aconteceu do nada. Eu vou instalar o XBMC de novo, nessa nova versão que vc anunciou e vou tentar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kadul, algo errado você fez, com certeza mais que absoluta.
      O Nano é perfeito como mediacenter.
      Vá em Ajustes, Sistemas, Saida de áudio e fuce lá. Ponha em Wasapi seu desapontamente some no ato.
      Reporte aqui se resolveu.
      Abraço

      Excluir
  23. Boa noite, Carlos!
    Rapaz, vou pedir um socorro. Não é nada trágico, mas fez com que ficasse meio desapontado com o AD12. O problema é o seguinte: baixei dois ou três filmes em 1080p cada um com mais de 18GB de tamanho e na hora de reproduzi-los, o pczinho não aguenta. A imagem fica saltando, trava, dá dó de ver algo assim. E olha que o meu tem SSD e 8GB de RAM! Será que fiz alguma noobice na hora de instalar o XBMC ou talvez precise ajustar o programa...?
    Outra coisa é que o som sumiu! Consigo ouvir música e as trilhas fora do XBMC, mas dentro, não sai som algum. Isso aconteceu do nada. Eu vou instalar o XBMC de novo, nessa nova versão que vc anunciou e vou tentar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kadul,
      Não há qualquer problema com o AD12 e asseguro que ele roda esses vídeos com os pés nas costas.
      Ambos os problemas relatados estão relacionados as configurações de áudio. Troquei de DirectSound para Wasapi e boa pipoca.

      Excluir
  24. Gatoguga, grande review como sempre.
    Tb adquiri o ad12 mas coloquei 4gb ram e hd de 320 e aqui iso de bd não roda liso de jeito algum. Ja usei o powerdvd e o totalmedia theatre. Sera q estou fazendo algo errado pq o ad11 roda liso.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, recomendo usar o XBMC Gotham Custom e com certeza o AD12 vai rodar iso de bluray sem qualquer problema.
      Sobre os players externo nada sei dizer porque nunca usei, prefiro os nativos do xbmc.

      Excluir
  25. Guga, tenho o AD12, com o XBMC versao Gothan. Estou tentando fazer em parte a configuracao do contorle remoto.
    Nao estou interessado na parte inicial que descreveu, ou seja, a que permite que possa acionar o XBMC pela tecla verde.
    Assim, apenas criei o arquivo Keiboard.xml (com as informacoes do blog) e coloquei no subdiretorio Keymaps (que tb tive de criar). Nao esta funcionado. Qd aperto as teclas editadas, o numero aparece na tela, mas nao ocorre o comando.

    Sera que tenho que efetuar todo o procedimento?

    Um abraco. Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, a minha resposta e parece que não lhe grada, é SIM. Recomendo seguir 100% do tutorial e asseguro que vai funcionar, pois creio que uns 30 amigos tiveram sucesso.
      Se não conseguir e quiser adicionar o skype, posso ajudar você.
      skype: carloslima5.0
      Abraço

      Excluir
  26. Oi Guga
    Estou tendo seguir em parte o procedimento de configuracao do controle remoto, ja que nao estou interessado na primeira parte que se destina a abrir o XBMC pela tecla verde.
    Criei o arquivo Keyboard.xml (com os dados do teu blog) e coloquei o arquivo na pasta Keymaps, que tambem tive de criar.
    Nao esta funcionado. Qd aperto as teclas editas, como a de numero 2, esse numero aparece na tela, mas nao executa a funcao.

    Sera que tenho fazer todo o procedimento para funcionar apenas as configuracoes das teclas?

    Obrigado pela ajuda.

    Um abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,
      Respondido acima.

      Excluir
    2. Valeu Carlos.

      Vou tentar. Se nao conseguir te pertudo.

      Oabrigado

      Excluir
  27. Oi Guga.
    Estou fazendo o procedimento desde o inicio.
    Criei o arquivo CreateTestConfig.reg com as informacoes do blog.
    Mas, qd executo, das duas formas sugeridas, ele da erro: o auquivo especificado nao e um script de Registro.

    Alguma sujestao? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,
      Certeza absoluta que algum detalhe está sendo feito errado ai. Se seguir com máxima atenção asseguro que vai dar certo, pois todos que fizeram conseguiram.

      Excluir
  28. Boa tarde Carlos, excelente análise, venho namorando este aparelho, há meses e pretendo utiliza-lo como um servidor e computador mesmo, vou colocar um HD híbrido de 500Gb e 08 gb de ram com Ubuntu. Vc acha que ele vai dar conta do recado? consigo encontra-lo nos EUA por U$$ 195,00 + frete e acho que o preço ta muito bom. Vale a pena investimento? vc tem noção do peso da embalagem dele?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington,
      Sinceramente não creio que a aplicação de sua necessidade seja uma tarefa adequada para o AD12, que foi construído para ser um mediacenter, para reproduzir arquivos de mídia e não para uso como um pc de uso constante. Creio que a escolha do AD12 para se tornar um servidor não é uma boa alternativa e até mesmo como pc de uso para tarefas como edição de textos etc, não é algo legal para ele.
      O preço é um absurdo de barato lá fora, pois aqui está acima de R$ 1.400.
      Vale refletir na sua ideia e lembrar que como mediacenter, para assistir vídeos full hd ele faz um excelente trabalho.
      Boa sorte

      Excluir
  29. oi Carlos, tava em duvida sobre o que comprar..... tava indo pro pop corn hour A400.... mas resolvi comprar o zotac ad12
    encomendei ele com hd Corsair Force Series GT 120 GB SATA 2.5-Inch SATA III Solid State Drive e memória Corsair 8GB DDR3 1333 MHz
    acho q vai ficar legal o bichinho......


    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, sem qualquer sombra de dúvida, você fez uma bela escolha.
      Divirta-se com o fantástico AD12 e sua configuração está mais do que adequada. Parabéns.
      Se tiver interesse, participe do Fórum XBMC Brasil, onde há tudo sobre mediacenter e AD12.

      Excluir
  30. Guga,

    valeu pelas dicas do controle remoto. Consegui configurar aqui. O unico problema eh que quando aperto as teclas direcionais do controle remoto ela pula duas opcoes. Eh como se eu estivesse apertando duas vezes a tecla no teclado. Sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você está usando o adaptador USB do Nano. Simplesmente guarde ele e use o receptor interno do equipamento e vai resolver esse erro.

      Excluir
  31. Raynner Guzzo Nardi24 julho, 2013

    Gato Guga, boa noite!

    Estarei viajando a Miami agora em setembro e estou querendo trazer um AD12 pra mim, sabe qt pode custar lá? E para usá-lo como mediacenter conecto na TV e vai sair a imagem, e o som, preciso de um receiver? Quero ligá-lo tanto dentro da sala como na área externa, qual a sua idéia? Muito grato. Raynner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raynner, boa noite.
      Oscila um pouco o valor, mas creio que em torno de US$ 250 está o preço do Nano lá fora, ainda mais agora que o AD13 foi lançado (mas não se anime, é inferior ao AD12 e não recomendo).
      Você vai precisar de um cabo hdmi para conectar o Nano à TV e assim terá imagem e áudio também, mas usando os falantes da tv, o que é péssimo. Para melhor performance e qualidade de áudio, o cabo deverá ir do Nano ao Receiver (com entrada hdmi) e deste (com saída hdmi) para a tv, ai sim, você terá um belíssimo conjunto de mídia.
      Qualquer dúvida estou a disposição.
      Boa sorte

      Excluir
  32. Olá Carlos, tudo bom!?

    Comprei um Zotac Zbox nano AD12, to gostando muito, principalmente pela versatilidade e praticidade. Quero utilizar o meu mais novo xodó de maneira mista, trabalho fazendo apresentações e para tal necessito conecta-lo em equipamentos antigos como: monitores vga e televisores rca.....Tenho que comprar um conversor ou adaptador?????Em casa para o lazer, não necessito, pois, tenho tv com entrada hdmi. Para finalisar, a grande sacada era realmente poder utilizar em qualquer lugar, e estou tendo dificuldade nesse quesito. Obrigado desde já, e parabéns principalmente por sua disponibilidade. Sempre prestativo, com qualquer um, com intuito de ajudar!!!!Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Olá Carlos, Tudo bom?!

    Comprei um Zotac Zbox nano AD12, estou muito contente com meu novo xodó, porém, como o comprei para uso misto: lazer em casa, trabalho (para apresentações), e outro trabalho (uso do ofice) o problema é que em casa tenho tv com entrada hdmi, agora para utilizar o que de melhor vejo em um modelo tão compacto, a versatilidade no transporte, é que a maioria dos monitores ainda tem entrada VGA e também gostaria de utilizar TVs antigas com entrada RCA. Qual minha opção???!!!Conversor ou adaptador!!!A ideia é chegar em qualquer lugar remoto...rs e plugar e utilizar. Obrigado pela sua disponibilidade e carinho e atenção com que trata todos nós!!!!Ajudando a todos indistintamente! Grande Abraço.

    obs. notei que relatou que o uso primordial dele seria para o média center. (Uso por pouco tempo), Porém notei depois de um dia inteiro ligado, que ele estava friozinho friozinho, o bichinho aguenta firme.....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walter, esteja certo de que fez ótima aquisição. O meu AD12 está perfeito quase um ano de uso e estou muito satisfeito, sem qualquer pretensão de troca.
      O uso mais adequado é mesmo para mediacenter, todavia é possível usar como pc eventual, embora eu nunca usei, pois tenho 2 pc em caso e um laptop.
      Isso de conexão no AD12 é mesmo um problema, pois a única saída é mesmo HDMI ou Display Port, mas no seu caso poderá usar adaptador mesmo, facilmente encontrado (hdmi para vga e hdmi para video composto ou mesmo video componente), pois vai resolver isso de ligar ele em monitor ou tv antigos.
      Realmente o sistema de resfriamento dele é campeão e sobre eu não ter aconselhado o uso constante é mesmo visando maior durabilidade do produto, mas ele aguenta firme sim.
      Sempre as ordens.
      Boa pipoca.

      Excluir
  34. Carlos, sou novo aqui no blog. Na verdade, encontrei porque estava pesquisando sobre o AD-12. E achei maravilhoso o seu review e o seu blog. Tudo muito claro! E definitivo para adquirir um AD-12 Plus, que chegou ontem. Instalei o Win8 ontem mesmo e estou encantado. Pretendo colocar mais memória em breve, mas não percebi nenhum tipo de gargalo inicialmente. Gostaria de sua ajuda com o driver Bluetooth, pois não funcionou. Baixei direto do site da ZOTAC e instalei toda a suíte, mas ele não reconhece o driver. Você teria ideia do que motivo do erro? Eu instalei o "WiFi module NB087 driver".

    ResponderExcluir
  35. Olá Carlos! Achei seu blog procurando informações sobre o AD12-Plus. E achei maravilhoso seu review e tb o computador. Sua opinião foi determinante e acabei adquirindo um que chegou ontem. Fiz a instalação do Win8 e dos drivers q baixei do site da ZOTAC. Está tudo funcionando perfeitamente menos o Bluetooth, que ele não reconhece no Gerenciador de Dispositivos. Instalei o "WiFi module NB087 driver". Saberia me ajudar na solução deste problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Adil, legal que o review foi útil e esteja certo de que é um excelente aparelho, inclusive superior e melhor que o próprio AD13 que a Zotac lançou recentemente, pois este último tem hardware mais modesto. Eu uso o Win7 64 bits. Não ficou claro para mim sobre o driver não funcional, entre o bluetooth e o wii-fi, mas de qualquer forma, no site da Zotac há ambos e caso não consiga resolver, retorne aqui e tento pegar para você os drivers adequados para o seu sistema. Boa diversão com o AD12.

      Excluir
    2. Carlos, o driver do bluetooth ta no mesmo zip do wifi, sendo q este ultimo funcionou sem problemas.

      Excluir
    3. Reinstalei o driver certo e tá funcionando certinho. O AD12 é maravilhoso, testei com o Windows Media Center e com XBMC e roda tudo e bem. Ainda tou engatinhando no XBMC mas vi que tem muita coisa boa pela frente. Agora, para rodar jogos ele tem ficado bem lento. Já estou providenciando uma memória de 8gb para substituir a que veio nele de 2gb e tentar resolver este problema.

      Excluir
  36. Fiz o procedimento do teclado e todas as teclas enviam informacoes para o Nano usando o Windows 8 mas os botoes Media Center do meio e os botoes "T" e o do lado esquerdo nao enviam nada para o Nano, utilizei o ShowKey.exe mas nada mostra para estas teclas tem ideia o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o botão verde para startar o xbmc funciona, mas tem se instalar no Nano o addon MCE Remote, bem como os outros programas que citei no post. Dá uma olhada com atenção e estou certo que conseguirá. Mais de 30 amigos seguiram e todos tiveram sucesso. Essa tecla do lado esquerdo do "T" (Clear=Limpar) funciona como "Esc" e está funcional por padrão, ou seja, não atribui nada para ela no keyboard.xml.
      Algumas teclas não são reconhecidas pelo Showkey mesmo.

      Excluir
  37. Estou com 2 unidades pra comprar na amazon. Mas tem uma coisa me intrigando... Li no próprio fórum da zotac que estes modelos com menos de 6 meses deixam de funcionar. Simplesmente não ligam mais... Carlos, o seu ainda continua firme e forte??? Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  38. Olá, primeiramente parabéns pelo blog.

    Fui usuário do antigo ID80 e estou com 2 unidades do AD12 pra comprar na amazon. Porém li relatos no fórumda zotac que o aparelho deixa de funcionar com menos de 6 meses de uso. Simplesmente não liga mais. Carlos, o seu continua firme e forte aí??? Sabes se o RMA da zotac funciona bem??? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, bom que gostou.
      Rapaz, isso não existe, aliás, nem na Zotac e nem em nenhuma outra marca do planeta. Eu vendi o meu AD10 usado quase 2 anos e até hoje o comprador tá super feliz com ele. O meu AD12 já tem mais de 1 ano e meio e é mesmo que está zerado, tudo perfeito aqui.
      Qualquer eletrônico tem de receber cuidado e o AD12 não é pra ser usado como pc, cliente de torrent etc. Os caras detonam o aparelho usando 24x7 em local super quente e quer que dure muito, ai não dá.
      Não, RMA não será tranquilo em nenhum lugar do planeta e o da Zotac é tão ruim quanto os demais fabricantes de informática. Eu compraria tranquilo, aliás, eu revendo o AD12 em minha loja virtual e em 9 vendidos, zero de retorno ou reclamação.
      Boa sorte ai.

      Excluir
  39. Concordo contigo nesse aspecto. Pra usar como pc eu prefiro outra solução. Mas pra HTPC nada o supera. Tiveste algum problema com algum bluray em vc-1??? De rodar dando artefatos ou coisa parecida? Abraço e obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente nenhum problema ao rodar bluray full ou qualquer outro formato. Só nunca testei vídeos em 3D porque desprezo tal tecnologia e jamais terei qualquer arquivo no formato.
      Do resto, considero o AD12 perfeito como player de áudio e vídeo.

      Excluir
  40. Acabei comprando duas unidades na minha última viagem. Pus 4gb e botei um ssd de 120gb da kingston em cada. Instalei o openelec, xbmc frodo. Mas tem um bug chato no vídeo que só se resolve botando pra ótico e em seguida pra hdmi novamente. O XBMC Gotham teria suporte a hd-audio???

    Como uso só pra htpc mesmo quero ficar no openelec.

    ResponderExcluir
  41. Resolvido! Fui na bios e na parte de HD Audio Azalia mudei de enable pra auto. Fim dos problemas!!!

    ResponderExcluir
  42. Fala ai amigo Guga, aqui o Druid®, ainda lembra.

    Firme no DUNE HD SMART D1 e num futuro breve partindo para um ZOTAC AD12 como o seu, muito obrigado pelo REVIEW :).

    Abraço,

    Druid® (HTFORUM).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Druid. Que legal que deu notícias e bom que pensa entrar no Nano. Belo produto para o seu home theater. Quer dar um upgrade no meu. Ao decidir fala comigo. Abraços

      Excluir
  43. Guga, há pouco mais de um ano adquiri o AD12 depois que li o seu review. Você está conseguindo reproduzir 3D na versão Gotham sem problema? O meu com win7 está com o frame rate maluco, já no 2d está funcionado normal. Você teve algum problema parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, 3D SBS normal aqui com Win7 mas uso a Helix. Porque ainda usa a Gotham? Também vale lembrar que não roda ISO 3D por limitação dos codecs do xbmc e nenhuma culpa pode ser atribuída ao AD12.

      Excluir
  44. Boa Noite, Carlos!

    Acompanho teu blog há um tempão e até comprei um Ad12, porém, tive um problema recente.....ele ficou muito lento até parar, não inicia mais o windows....tentei reinstalar o windows pelo pendrive método da própria Microsoft (diskpart) configurando para dar boot pelo pen.....ele carrega o windows aí trava na tela preta.....Não estou conseguindo fazer nada.....Sou leigo, então o que vc me aconselha!!!??? Meu AD12 tem memória de 2gb e hdd de 320gb veio assim o cd do windows que usei é um windows 7 Home Basic de 32 bits....Sei que estou fazendo algo errado.....Mas não entendo muito.....O utilizo para ver vídeos e trabalho também, pois trabalho em Prefeitura que nem computador oferece ao funcionário, utilizando só o office....Obrigado!!! Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  45. Guga, estou com um problema muito esquisito no meu AD12. O dispositivo de som do windows fica alternando as configurações. Hora está como deve ser: 8 canais e formatos HD reconhecidos, porém, de repente sem que nada seja alterado no sistema, passa a reconhecer apenas 2 canais e os formatos HD´s somem ou permanecem mas apenas apenas em 2 canais e as vezes volta tudo ao normal, mas por pouco tempo.

    Já tentei upgrade de drivers e até down grade mas nada resolve.

    Estou procurando os drivers pois gostaria de tentar atualizar a BIOS mas a Zotac sumiu com os drivers do AD12.

    Alguma dica?

    ResponderExcluir
  46. O problema era uma conf. de HDMI no receiver em que o Zotac está conectado.
    Resolvido.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...