Bem vindo, hoje é

CONHEÇA O E-COMMERCE VÍRTUA

Moto G, o smartphone incrível com boa câmera

 
Vídeo de apresentação do Moto G, o smartphone da Google.
  • Android Jelly Bean com garantia de atualização para o Kit Kat
  • Quad Core de 1.2GHz Qualcomm Snapdragon 400
  • Dual SIM 3G
  • 1GB de memória RAM
  • 16GB de memória interna com expansão via OTG
  • Tela IPS HD de 4.5 polegadas com Gorilla Glass 3.0
  • Câmera de 5 megapixel com HDR, câmera frontal de 1.3 megapixel
  • Bluetooth 4.0
  • Wi-Fi /n
  • Bateria de 2070mAh
  • aGPS, AGPS, GPS, Glonass
  • Suporte a USB OTG 
  • Cases coloridas; preta, amarela, vermelha e branca
  • 143 gramas
  • Preço incrível

Possivelmente mais de uma centena de reviews escritos no brasil e lá fora sobre o Moto G já foram publicados na web, grande parte deles, ctrlC/ctrlV, o que é lamentável, mas mesmo assim, válido para partilhar o máximo de informação sobre o aparelho.

Eu também iria escrever um review sobre o Moto G mas como tudo que poderia escrever já se encontra pela web, vou aproveitar para focar em uma área que foi pouco explorada e um tanto polêmica, A Câmera.

Boa parte daqueles que escreveram sobre o Moto G, assim como os proprietários do aparelho, não sei se a maioria, mas uma boa parte, não unânime, claro, critica a qualidade das fotos extraídas pela câmera do Moto G.

Eu particularmente discordo, não acho nem de longe a câmera do Moto G ruim, tão pouco péssima, horrível etc, como alguns afirmam.

A primeira coisa que discordo dessa afirmação de câmera ruim, é que entendo que câmera em celular é um simples bônus. Para mim, celular não é e nunca será uma câmera fotográfica e portanto, não espero encontrar fotos excepcionais em smartphones.

Eu cliquei várias fotos em ambientes com luz natural e achei a qualidade bastante boa, para não dizer ótima. Percebi sim uma qualidade menos aceitável em cliques noturnos e melhorei isso instalando o aplicativo da câmera padrão do Android, usando a câmera Motorola apenas para fotos em ambientes com iluminação natural.

Aos que são mais críticos com a qualidade de fotos clicadas com o Moto G, eu realmente os acho muito exigentes com fotografia e a esses deixo a dica para comprarem câmera fotográfica dedicada.

As imagens abaixo foram retiradas da web, onde os seus autores declararam que foram clicadas utilizando o Moto G. É possível que as fotos possam ficar ainda melhores, face a atualização do aplicativo da câmera ocorrida, eventualmente, após esses cliques. Também não foi possível identificar se tais fotos foram tiradas com o recurso HDR, que melhora em muito a qualidade das imagens.

Alternativas à câmera padrão Motorola:

Eu não sou exigente com qualidade de fotos, para mim é um simples registro de momentos da vida e portanto, não exijo qualidade profissional, mas mesmo assim eu adotei duas alternativas com a intenção de otimizar as fotos clicadas com o Moto G.

A câmera padrão da Motorola extrai sim fotos de boa qualidade, quando clicadas em ambientes externos com luz natural, ou seja, em dias ensolarados.

Para os dias nublados e para horários noturnos, eu uso e recomendo o aplicativo padrão da câmera do Android, que pode entregar um resultado melhor. Este aplicativo, apesar de ser oficial do Android, não está disponível na Play Store, mas não é difícil encontrar o apk.

Além deste, um outro aplicativo que ainda estou conhecendo por dica do colega forense Fernando Nobre e portanto ainda não tenho condição de elogiar ou criticar, mas que, ao que pude entender, é uma ótima alternativa para qualquer smartphone, é o DSLR Camera Pro 2.8, disponível na loja de aplicativos do Google, mas que também está nos servidores de arquivos, o seu apk.

Sobre este último, transfiro para cá algumas imagens do aplicativo e um resumo dos recursos:

cam1cam2cam3cam4cam5cam6

--- Clique nas imagens para ampliar ---

“ DSLR Camera Pro é um aplicativo de câmera profissional projetado para imitar uma DSLR tão bom quanto possível. É ergonômico, poderoso e fácil de usar. A maioria das definições pode ser alcançada em apenas um toque. Sem filtros de fantasia, molduras etc, apenas a fotografia pura - que é o nosso lema.

Aqui estão as principais características do aplicativo:
• botão do obturador de dois estágios - pressione para focar e libere para disparar
• visor móvel - para definir a área de foco para onde quiser
• histograma ao vivo
• compensação de exposição
• geotagging
• modos de flash - auto, on, off, torch
• modo de medição de luz - matriz, ponderada central, pontual
• modo de autofoco - único, contínuo, detecção de face, etc
• balanço de branco
• ISO
• modo de direção: simples, explosão, cronômetro etc
• cenas - retrato, paisagem etc
• efeitos de cor
• grades: regra três, proporção dourada etc
• teclas de volume como botões de obturador
• apoio frontal

Por favor, note que muitas características são dependentes do hardware. Isso significa que eles não estarão disponíveis para você, se o seu aparelho não suporta. (válido para o Moto G)

Este aplicativo é inspirado pela nossa experiência com grandes equipamentos fotográficos, como a Nikon D90 e Canon EOS 60D, a Panasonic Lumix FZ-8 ou mesmo Nokia Pro Camera.”

Acho que essas alternativas, se utilizadas, podem, eventualmente, acalmar alguns com relação a qualidade da câmera fotogrática presente no Moto G.

Créditos das imagens: Atores desconhecidos

37 comentários:

  1. Também gosto bastante da qualidade das fotos que tiro com o meu MotoG e estou feliz com o aparelho em todos os sentidos.
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, sei que muitos discordam e certamente por serem muito exigentes, mas acho que câmera em celular é para momentos inesperados e portanto, tá de ótimo tamanho.

      Excluir
  2. Eu acho razoável mas dá para usar na boa. A do Lumia é superior. Gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bom que agradou. Volte sempre. Penso que celular não é câmera e sim nos manda um bônus apenas, só isso.

      Excluir
    2. Exato , penso igual. Câmera de celular é para algum momento não planejado , se esses eventos acontecem muito com uma pessoa , melhor ela organizar a vida dela rsrsrsrs.

      Absssss

      Excluir
  3. Um dos poucos locais onde li que a câmera é boa, mas pensando bem você tem razão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só não confundir celular com câmera fotográfica.

      Excluir
  4. Lindas as fotos. Porque alguns falam que as fotos do motorolas não são boas. Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que alguns querem a perfeição em um gadget de US$ 200, ai não dá.

      Excluir
  5. Oi vi seu blog no face. Parabéns pelo ótimo blog e matéria curta e pratica. Comprei o g e estou adorando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, legal que curtiu, volte sempre. O G é fera mesmo e só o trocaria pelo X, mas sem neuras.

      Excluir
  6. Finalmente uma crítica sensata. Parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, obrigado. Eu penso que os amigos que compraram o Moto G deveriam se sentirem felizes, pois é um aparelho com custo benefício fabuloso e a questão de ter uma câmera fotográfica não excepcional, não deveria ser razão para criticar o aparelho como um todo. Sobre a câmera eu acho boa e só concordo que as fotos clicadas em ambientes escuros é de qualidade baixa, mas fora isso, estou muito satisfeito, especialmente com a câmera.

      Excluir
  7. Sou mais um proprietário que entende que a câmera do Moto G é boa, para não dizer muito boa e não critico o aparelho pelo fato de fotos durante a noite não sairem perfeitas. Acho que o pessoal escreve críticas seguindo o que lê pela internet, o que demonstra falta de personalidade.
    Fernando Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, isso é verdade, uma parte da galera segue a multidão. Os caras leem que a câmera é ruim e aceitam isso. Eu acho ela boa, aliás muito boa em ambientes externos em dias de sol e a noite não achei a mesma coisa, por isso uso o aplicativo padrão do Android, que melhorou um pouco, mas mesmo assim mantenho que para a noite não ficam boas as fotos. Já em dias nublados, achei aceitáveis as imagens que consegui clicar.

      Excluir
  8. fora que todo dia eu jogo meu celular dentro dagua pra ver se ele resiste ate agora nada de problemas

    ResponderExcluir
  9. Comprei o Moto G Music e não gostei do fone de ouvido, feio para andar na rua e vendi por 300 pilas e assim meu smart saiu por 400, o que tá ótimo. A câmera, concordo contigo, é muito boa para o dia e nada boa para a noite. Agora, dizer que é péssima é um exagero de alguns que querem tudo em um produto ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas tem de entender que celular não é câmera fotográfica e portanto, não é justo reclamar sobre isso e eu acho as fotos muito boas.

      Excluir
  10. Eu também tenho o MotoG e gosto muito dele, mas a câmera é horrível e as fotos são todas péssimas. Nunca vi foto boa nem de noite nem de dia. Detestei as fotos tiradas com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, você está no grupo que tem esse conceito com a câmera e não há o que contestar, pois é como você vê. Olhando as quase 30 fotos deste post, todas extraídas com o Moto G, não consigo concordar consigo.

      Excluir
  11. Fotos extraordinárias em sua maioria. Se todas são mesmo tiradas com a câmera do Moto G, de fato você tem razão, pois tem de ser muito exigente para criticar a qualidade de tais fotos. Vi seu blog no Google+ e curti as várias matérias sobre home theater, parabéns.
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, você e eu, não somos os únicos a elogiar a qualidade muito boa das fotos clicadas com o Moto G, realmente acima de boas. Legal que curtiu os posts, volte mais vezes.

      Excluir
  12. Gostei bastante do apps e consegui baixa no link indicado, obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Não consigo abaixar o programa do link. Pode ensinar como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, basta clicar no link e seguir as telas do servidor de arquivos.

      Excluir
  14. Olá..estou querendo comprar um aparelho e me endicaram o MOTO G...por favor preciso de informações precisas dele...não somente de camera..pq ja intendi q nao é das melhores...mas quero saber do aparelho em si!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, esse post realmente focou apenas da questão da câmera, vez que a web contém inúmeros reviews sobre o produto. No geral é o melhor custo-benefício existente e não vejo nenhum outro que se compare, dentro de sua faixa de preço, até R$ 900 e acho ele superior a diversos que custam até R$ 1.500. Recomendo participar de fóruns do próprio modelo e também dos grupo voltados a ele, nas redes sociais.

      Excluir
  15. um dos melhores celular que tive , sem comparaçao , show de bola.

    ResponderExcluir
  16. adquiri recentemente o moto g, o aparelho eh excelente, mas vou bater na msm tecla. a camera mto ruim msm.. eu tive um iphone4, que tb possui camera de 5mp, e a diferença na qualidade das fotos é gritante..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a atualização para o KK melhorou bem a câmera nativa, mas o DLSR Câmera otimiza a qualidade. Eu acho a câmera boa.

      Excluir
  17. Estou pensando em comprar um moto G. Uso muito a câmera para tirar foto de ambientes fechados e por vezes com pouca luz (tipo mezaninos de lojas). Como quero evitar estar carregando uma câmera na bolsa, queria um celular que atendesse. Como é a qualidade das fotos em lugares desse tipo, usando o Moto G, ou usando este aplicativo de câmera do android?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vi várias reclamações sobre a câmera do MotoG e de fato eu sou que pensa como a minoria, de que a câmera dele é muito bom, não excepcional, mas muito boa, para ambientes com luz natural e para ambientes mais escurecidos ou durante a noite, o aplicativo citado no post tem resolvido muito bem e sinceramente eu não trocaria o MotoG para ter ganho na qualidade das fotos, pois as vejo como muito boas.
      Para a sua aplicação, EU penso que não há a necessidade de um aparelho melhor, mas se a qualidade elevada for algo de fato muito importante e se não quer levar uma câmera fotográfica na bolsa, talvez o Lumia 1020 seja a melhor alternativa entre os celulares, para fotos, pois a câmera dele possui 41mpx e todos elogiam a sua qualidade.

      Excluir
  18. Olá? Será que tem como vc tirar algumas fotos de pessoas, com o moto g de noite e mostrar? :)

    ResponderExcluir
  19. Eu achei a câmera dele boa devido ao preço e as outras qualidades que ele tem.Para tirar foto em ambientes fechados eu uso o flash e fica bem legal até me supriendi com o bom resultado pois os comentários da internet eram péssimos e logico que tem câmeras melhores mas por esse preço ta bom.

    ResponderExcluir
  20. tem como tirar foto no escurocom ele?

    ResponderExcluir
  21. ele tem opção de foto continua ??

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...